domingo, 15 de julho de 2012



OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos sobre o uso da linguagem fotográfica aplicada às práticas de produção e pós-produção de fotografias que atendam às necessidades profissionais e amadoras. Obter imagens fotográficas a partir da realidade cotidiana em exercícios práticos, buscando construir as relações entre a complexidade informacional do mundo visível e o documento fotográfico como síntese do processo. Analisar teórica e criticamente fotografias dos grandes mestres e do próprio grupo discente, relacionando com os conceitos e técnicas estudados, a fim de compreender traços da autoralidade fotográfica. Operacionalizar elementos estéticos, técnicos e sociais na construção de imagens fotográficas nas áreas da fotografia de eventos, fotojornalismo, fotografia publicitária, fotografia artística e fotografia da natureza. 
PÚBLICO-ALVO
Alunos que concluíram o Curso Básico de Fotografia na Fundação Liberato e interessados em fotografia que já possuem conhecimentos sobre os princípios da linguagem fotográfica e os mecanismos técnicos da câmera. 
MATRÍCULA
Até 14/08/2012 na APM-Liberato, das 8 h às 21 h mediante o pagamento da primeira parcela, a apresentação do comprovante de residência e cópia do RG e do CPF (se menor de idade, apresentar documentos do pai/mãe ou responsável). Endereço: Rua Inconfidentes, 395 – bairro Primavera – Novo Hamburgo/RS – Fone: 3584-2029. 
NÚMERO DE VAGAS
O número de vagas oferecidas será limitado.
INVESTIMENTO
Alunos e ex-alunos da Fundação Liberato/UERGS – 2 parcelas de R$ 65,00. Demais interessados – 2 parcelas de R$ 80,00. Os pagamentos parcelados serão através de cheques pré-datados ou boletos bancários (custo do aluno). À vista terá 5% de desconto.
CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS 
As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 13h às 17h, nos dias 16, 23 e 30 de agosto; 06 e 13 de setembro.
PROGRAMA
– Revisão dos elementos da linguagem fotográfica e dos aspectos técnicos da fotografia. O papel das imagens no mundo contemporâneo e a filosofia da caixa preta. Pré-produção das pautas dos exercícios a serem executados durante o curso. – Introdução a autoralidade fotográfica. A formação do portifólio. Fluxo de imagens profissionais. Legislação e ética profissional (direito à imagem, direito autoral e propriedade de imagem). Empreendedorismo e a regulamentação da profissão de fotógrafo. Elaboração de orçamentos. – Técnicas e estética do fotojornalismo. A reunião de pauta e a elaboração do roteiro. O processo de captação e construção de imagens para as diversas mídias. Edição e pós-produção. Técnicas e estética da fotografia publicitária. Leitura e interpretação do briefing para a produção fotográfica. – Técnicas e estética para fotografias de eventos sociais. Iluminação para eventos. Planejamento e gestão do trabalho do fotógrafo e da equipe. Exigências e tendências do mercado. – Composição e estética fotográfica. Técnicas especiais: lightpainting, panning, uso criativo da luz e da cor e fotomacrocrafia. Os grandes mestres da fotografia. Visualização dos trabalhos do grupo, análise e interpretação dos resultados com base nos conceitos estudados.  
DOCENTE
Marcelo Salcedo Gomes: Fotógrafo, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Fotografia Instrumental (Unisinos, 2011) e Mestrando em Ciências da Comunicação (Unisinos).
OBSERVAÇÕES
(1) É desejável que cada participante traga seu próprio equipamento, podendo ser amador (câmeras compactas digitais, celulares ou analógicas compactas de filmes), semi-profissionais ou profissionais (analógicas ou digitais), pois serão realizados exercícios práticos no decorrer dos encontros. 
(2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e desligar quem não apresentar comprometimento e postura adequada durante o curso. 
(3) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número mínimo de matrículas para o equilíbrio econômico do mesmo, nesse caso, devolverá integralmente os valores pagos.


Um comentário:

  1. Bhá, pena não ter saído nosso curso.
    Estou no aguardo do próximo.
    Fiz umas fotos lindas da flores na primavera ai na Liberato, como posso postar no nosso blog? Seria interessante, não?
    Abraço a todos.
    Nice

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.